Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Infância, escola e pobreza
ficção e realidade



Infância, Educação infantil, pobreza


Sinopse

Partindo da necessidade de caracterizar a infância das crianças pobres do Brasil, para identificar elementos de sua história, tarefa colocada a todos aqueles que trabalham com crianças pobres, este estudo definiu como fonte de investigação contos e romances da literatura brasileira que narram a vida social no início do processo de modernização da sociedade industrial.
Os contos e romances da literatura brasileira trazem dados que contribuem para a compreensão da educação escolarizada no período inicial da industrialização no Brasil. De forma geral, tratam da vida das crianças das famílias de imigrantes e migrantes. O caráter contraditório da expansão do ensino, a discriminação, a escola como instrumento de ascensão social, a relação entre escola e trabalho e o caráter ideológico dos conteúdos escolares são os elementos que se destacam.

Metadado adicionado por Autores Associados em 22/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/01/2018
Última alteração: 22/01/2018

Autores e Biografia

Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos (Autor), Bombardi, Érica (Editor), Ribeiro, José Severino (Diagramador), Bombardi, Érica (Capista), Braida, Marília Marcello (Revisor), Marques, Aline (Revisor)

Sumário

Introdução
Capítulo 1: A Realidade Contada pela Ficção
Capítulo 2: O Novo Mundo do Trabalho
Capítulo 3: A Infância na Família
Capítulo 4: A Infância na Escola
Capítulo 5: A Infância no Trabalho
Conclusão
Referências Bibliográficas
Sobre a autora



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.