Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Matrizes da modernidade republicana
cultura política e pensamento educacional no Brasil



História, república, cultura política


Sinopse

Já nos advertiu Antonio Candido que a busca dos matizes é um dos trabalhos mais difíceis a que se submete o pesquisador. Exige maturidade. Supõe liberar a reflexão dos modelos interpretativos constituídos. Cria uma inquietação intelectual que se traduz na busca da palavra exata. Essa foi a proposta de Marlos ao constituir seu método de trabalho simultaneamente à ação de desenhar e redesenhar seu objeto de estudo, submetendo-se ao que os discursos examinados lhe trouxeram de sugestivo.
Marlos nos ensina a ler os autores de um modo interessado sem aplicar de forma mecânica chaves interpretativas aos problemas que identifica. [...]
A originalidade da investigação de Marlos reside no fato de o autor pensar as propostas das políticas públicas da educação no pensamento educacional à luz do que denomina uma ‘história da cultura política’ sem, no entanto, tomá-las como mero reflexo do ambiente político. [...]
Considero este livro leitura obrigatória para professores e pesquisadores de história da educação brasileira.” (excertos do Prefácio) - Clarice Nunes, Professora doutora, aposentada na Universidade Federal Fluminense (UFF), professora do mestrado em educação na Universidade Estácio de Sá– Pesquisadora associada da UFF e do Inep).

Metadado adicionado por Autores Associados em 22/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/01/2018
Última alteração: 22/01/2018

Autores e Biografia

Rocha, Marlos Bessa Mendes da (Autor), Bombardi, Érica (Editor), Nunes, Clarice (Prefácio), Ltda, DPG (Diagramador), Bombardi, Érica (Capista), Silva, Erika (Revisor), Gasparetti, Taís (Revisor), Salme, Cleide (Revisor)

Sumário

Prefácio
Apresentação
Introdução
Capítulo um: A cultura política republicana, o contraponto monárquico e a geração dos críticos republicanos
Capítulo dois: A ilustração brasileira e a geração dos críticos republicanos
Capítulo três: Os pioneiros da educação e a nova matriz de modernidade
Conclusão
Referências Bibliográficas
Sobre o autor



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.