Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Complexidade e sustentabilidade
O que se pode e o que não se pode fazer



Administração


Sinopse

É claro que a intenção original do processo econômico é aumentar o bem-estar humano. Porém, visto de forma pragmática, não se pode evitar a conclusão de que sua etapa última é a produção de resíduos, parte dos quais não pode ser reaproveitada. Nos termos das leis da termodinâmica, isso significa transformar materiais de baixa entropia em lixo de alta entropia.
Daí se infere que tudo o que diminui a produção de rejeitos desacelera a entropia e tende a ampliar a sustentabilidade. Mas ações nesse sentido só podem acontecer de fato como resultado da composição entre, de um lado, a ética, a política e os valores, e, de outra parte, o conhecimento, as tecnologias e as práticas.
Nessa convivência sempre haverá oscilações: ora predominará um lado, ora prevalecerá o outro. Mas a lacuna entre eles jamais deve ser tão ampla que essa predominância leve à ditadura de um dos polos, como acontece hoje.
Determinar até que ponto essa composição será possível na prática dependerá de cada país, cultura, organização ou instituição e, em especial, da atuação de suas lideranças.

Metadado adicionado por Grupo GEN em 16/06/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/06/2017
Última alteração: 30/07/2018

Autores e Biografia

Mariotti, Humberto (Autor)

Áreas do selo: ArtesLiteratura nacionalTécnicos

Publicando desde 1944, a Atlas é referência em publicações para o ensino superior. Pesquisadores, alunos e docentes têm garantia de encontrar no acervo da Editora, material de qualidade para seus estudos. Igualmente, os profissionais podem basear-se com segurança nas obras da Atlas para o exercício de suas atividades.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.