Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Estranhas catedrais
as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988



História do Brasil, Ditadura militar, Ditadura civil-militar, Empreiteiras, Estado brasileiro e economia


Sinopse

Um histórico sobre os "gigantes que nunca dormiram" é a inspiração e fio condutor de "Estranhas Catedrais", de Pedro Henrique Pedreira Campos. A análise crítica identifica na ditadura civil-militar brasileira do período 1964-1988 a origem da inserção, contaminação e subordinação do tecido orgânico do Estado aos interesses do segmento dos empreiteiros. O livro foi vencedor do Prêmio Jabuti 2015, na categoria "Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer".

Em foco, o crescimento e consolidação das principais empresas do setor de construção pesada no Brasil, numa articulação que, segundo o autor, propiciou o desenvolvimento expressivo, a modernização capitalista e a internacionalização das "gigantes do setor".

Ao demonstrar as injunções políticas, estratégias e práticas que permeiam as relações da iniciativa privada e poder público e sua legitimação por "intelectuais orgânicos", a publicação constata e fornece elementos de compreensão acerca de "Estado, Poder e Classes Sociais no Brasil", conforme sugere o prefácio, assinado pela historiadora Virgínia Fontes.

Metadado adicionado por Eduff em 25/09/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/09/2017
Última alteração: 25/09/2017

Autores e Biografia

Campos, Pedro Henrique Pedreira (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.