Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Espiritualidade e oncologia
conceitos e prática



Medicina, Câncer, Espiritualidade


Sinopse

"Espiritualidade em Oncologia - Conceitos e Prática" procura discutir o papel da espiritualidade nos pacientes com câncer, tendo por base o conceito de ser humano, no caso o paciente, encontra-se no seu todo formado pela tríade: (1) corpo, (2) aparelho psíquico, e (3) o ser propriamente dito, o espírito.
Quando da articulação do espírito sob o aparelho psíquico, torna-se consciência do viver e existir, e, no caso do paciente oncológico, do fenômeno do envelhecimento e da morte. Aí, surge a compreensão que a espiritualidade proporciona do envelhecimento e da morte. Condições intrínsecas da própria natureza da vida. Assim, a morte e a doença são contingências da vida. Só adoece e morre quem vive. De sua parte, a espiritualidade pode ser concebida como sistema de crenças voltadas para mundo interior e subjetivo, mundo sem limites, intangível e infinito por excelência. Esse sistema de crenças resume-se na palavra fé, que, ao entrar em contato com a consciência do ser, produz efeitos sobre o próprio indivíduo, os que o cercam e sobre o seu meio social. É o intangível manifestando-se tangivelmente. É a fé reverberando em efeitos psicológicos e físicos.
Assim, o presente livro propõe, por meio da espiritualidade e da tríade do próprio ser humano, a visão profunda da compreensão da dor, da doença, do seu finalismo e das condições de terminalidade.

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 21/08/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/08/2018
Última alteração: 21/08/2018

Autores e Biografia

Pereira, Felipe Moraes Toledo (Editor), Toloi, Diego de Araujo (Editor Associado), Andrade, Paulo Antônio da Silva (Editor Associado), Branco, Tiago Pugliese (Editor Associado)

Áreas do selo: ArtesHumanidadesLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

O Grupo Atheneu tem sua raiz na Editora Atheneu, fundada em 1928 – portanto, uma das mais antigas e tradicionais editoras do país. Posteriormente, a elas se incorporaram a Atheneu Editora São Paulo, a Atheneu Cultura e a Atheneu Hispânica, formando conjunto harmonicamente integrado em publicações da Área da Saúde. A razão de sua excelência editorial origina-se da alta qualificação de seu Conselho Editorial – formado por professores e pesquisadores de nossas universidades, a seleção de autores focada no autor nacional e uma sólida e inteligente produção editorial constituída por profissionais graduados em artes gráfico-editoriais. Explica-se, assim, essa excelência, cujo maior efeito é a conquista da posição de liderança nas publicações da Área da Saúde, no cenário editorial brasileiro. Somam-se, aqui, mais de 1.600 títulos nos catálogos das afiliadas do grupo, e mais de 2.500 publicados. Como missão, o Grupo Atheneu plenamente assume sua responsabilidade social: gerando riqueza e trabalho, mas, sobretudo, dentro dos ideais que calorosamente abriga; a geração de conhecimentos; ciência e cultura para estudantes de graduação, docentes e profissionais da Saúde.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.