Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Uma teoria da decisão judicial
Fundamentação, legitimidade e justiça



Direito processual penal


Sinopse

Quando se pode dizer que uma decisão judicial está fundamentada? Quando se pode afirmar que é legítima? Quando se pode dizer que a decisão é correta, no sentido de justa? A teoria da decisão judicial aqui exposta procura, com base na Teoria da Argumentação e em alguns elementos da Filosofia da Linguagem, estabelecer critérios seguros para responder a estas questões.

Em tempos em que o ativismo judicial está no centro dos debates acadêmicos, fixando os limites e possibilidades do Estado de Direito que buscamos construir, a compreensão da decisão judicial é de fundamental importância para o entendimento do próprio fenômeno jurídico.

O Direito é moldado a partir das decisões judiciais e dos influxos de todos os atores que estão envolvidos, direta ou indiretamente, na sua elaboração: as partes e seus advogados, os tribunais e sua jurisprudência, a academia e seus doutrinadores, mas também a sociedade civil organizada.

A compreensão correta da decisão judicial importa não apenas para a eficaz e efetiva prática jurídica, com o uso adequado da argumentação (elementos que a teoria aqui exposta analisa em detalhes), mas também para a construção da Democracia e da Justiça.

Metadado adicionado por Editora Juspodivm em 16/08/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/08/2017
Última alteração: 11/09/2018

Autores e Biografia

Jorge Neto, Nagibe de Melo (Autor)

Áreas do selo: ArtesConcurso público

Editora Jurídica, Livros de Direito, Livros OAB, Livros para Concursos. Com os melhores preços e ofertas exclusivas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.