Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Áreas naturais protegidas e indicadores socioeconômicos
O desafio da conservação da natureza



águas naturais, natureza, engenharia florestal


Sinopse

Áreas Naturais Protegidas (ANP) são importantes no mundo moderno, embora sejam criadas sem critérios claros, sobretudo em esferas estaduais e municipais. Além disso, os fatores que motivam a criação e a distribuição de tais áreas são inconsistentes.
O livro apresenta a evolução dessas ANP no Brasil e, em especial, em Minas Gerais, destacando os principais eventos históricos. Identificam de modo espaço-temporal, as ANP nos municípios e mesorregiões no estado e relaciona a sua existência com indicadores sociais, econômicos e demográficos, como o IDHM, o Índice de Gini Municipal, o PIB, o espaço territorial e a densidade populacional de cada município e mesorregião.
No estudo, avalia-se a influência do ICMS Ecológico na criação das ANP municipais mineiras.
Interessante notar que o estado possui baixa percentagem do seu território protegido, com predomínio das ANP de Uso Sustentável, sobretudo Áreas de Proteção Ambiental. Ressalta-se, na obra, a precária contribuição do ICMS Ecológico na proteção integral, registrando alto grau de vulnerabilidade do sistema de proteção fundamentado em áreas pouco restritivas.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 31/03/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 31/03/2017
Última alteração: 31/03/2017

Autores e Biografia

Salvio, Geraldo Majela Moraes (Autor)

Sumário

Parte 1. A evolução das Áreas Naturais Protegidas no Brasil e em Minas Gerais; Capítulo 1: O surgimento dos primeiros Parques Nacionais (1939); Capítulo 2: De 1940 a 1980 – a primeira expansão das Áreas Naturais Protegidas; Capítulo 3: De 1980 a 1999 – construindo um Sistema Nacional de Áreas Protegidas; Capítulo 4: O SNUC, o status quo e as perspectivas futuras das Áreas Naturais Protegidas no Brasil; Parte 2. Conservação e desenvolvimento: uma convivência possível num mundo de contradições Capítulo 5: A Mata Atlântica: um hotspot ameaçado em Minas Gerais; Capítulo 6: Pagando pela preservação: O ICMS Ecológico no Brasil e em Minas Gerais; Capítulo 7: Desenvolvimento econômico e Áreas Naturais Protegidas; Parte 3. Os métodos; Capítulo 8: Minas Gerais: geografia e aspectos socioeconômicos; Capítulo 9: Indicadores socioeconômicos e estatísticas; Parte 4. Ligando os pontos: quantas são e onde estão as Áreas Naturas Protegidas em Minas Gerais?; Capítulo 10: O total de Áreas Naturais Protegidas mineiras (federais, estaduais e municipais); Capítulo 11: As Áreas Naturais Protegidas municipais em Minas Gerais; Capítulo 12: Áreas Naturais Protegidas Estaduais em Minas Gerais; Capítulo 13: Áreas Naturais Protegidas Federais em Minas Gerais; Capítulo 14: Total de áreas criadas por biomas; Capítulo 15: Análise temporal das ANP em Minas Gerais; Capítulo 16: Relação entre o Índice de Gini, o IDHM e a presença das Áreas Naturais Protegidas; Capítulo 17: Território, demografia, desenvolvimento e Áreas Naturais Protegidas; Capítulo 18: O ICMS Ecológico e as Áreas Protegidas de Minas Gerais; Capítulo 19: Área preservada de Mata Atlântica versus Áreas Naturais Protegidas.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.