Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Migrar, chegar, permanecer
A construção do lugar de afeto



Cidade Estrutural, Migrações, Distrito Federal


Sinopse

O processo de regionalização, advindo do intenso processo de urbanização e de redistribuição espacial da população e das atividades econômicas, fez emergir novas modalidades de deslocamentos populacionais, particularmente entre cidades vizinhas, configurando os movimentos pendulares.
A RA Cidade Estrutural, por sua vez, teve origem a partir de movimentos migratórios marcados pela condição de pobreza de moradores oriundos do entorno do Distrito Federal e de Regiões Administrativas mais afastadas do Plano Piloto.
Nesse contexto, investigamos o processo de territorialização da “Cidade Estrutural”, analisando os movimentos migratórios que orientaram e estruturaram seu espaço intraurbano, bem como as relações estabelecidas na dinâmica urbana do Distrito Federal. Para tanto, correlacionamos a construção de Brasília, o processo de formação do Distrito Federal e a Estrutural como uma das diversas periferias, ressaltando o seu papel na formação territorial do Distrito Federal. Identificamos, ainda, os principais agentes e atores, conflitos e questões que permeiam a sua lógica socioespacial.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 29/08/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/08/2017
Última alteração: 29/08/2017

Autores e Biografia

Lessa, Temízia Cristina Lopes (Autor), Araújo Sobrinho, Fernando Luiz (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.