Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Introdução à história e religião do “povo de Israel”
Formação de identidade e análise weberiana sob o ponto de vista de “povo pária”



Antigo Testamento, Israel, Max Weber


Sinopse

De acordo com Volney J. Berkenbrock, professor do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora e diretor da Editora Vozes, esta obra se propõe a olhar o tema sobre nascimento e consolidação do “Povo de Israel” do ponto de vista da Ciência da Religião. A autora conduz o seu texto no sentido de ir demonstrando elementos decisivos na consciência da construção de uma religião como identidade central de um povo, tendo como ponto de referência para a reflexão a Lei do Antigo Testamento, pesquisando, entre diversos autores, a obra de Max Weber.
Ao longo deste livro, pode-se perceber o movimento duplo de como, por um lado, religião vai moldando um povo e, por outro, um povo vai sedimentando uma consciência de religião. A autora não se preocupa tanto em discutir as interpretações teológicas, mas em seguir os elementos de constituição e estruturação de uma religião.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 27/06/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/06/2017
Última alteração: 27/06/2017

Autores e Biografia

Ribeiro, Andréa Bernardes de Tassis (Autor)

Sumário

Capítulo 1: “No princípio” (Gn 1,1) ou questões geopolíticas e debate teórico sobre o “povo de Israel”; Capítulo 2: “Eis os nomes dos israelitas” (Ex 1,1) ou formação do “povo de Israel”: Bíblia e/ou pesquisa histórico-arqueológica?; Capítulo 3: “Iahweh disse a Moisés” (Ex 20,22): a Aliança; Capítulo 4: “São estas as palavras que Moisés dirigiu a todo Israel” (Dt 1,1): a Torá (o Antigo Testamento); Capítulo 5: Segregação/Lei: Weber e o “povo pária”.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.