Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O lugar do professor na sala de aula e o seu suposto saber



Aprendizagem, Educação, Conhecimento


Sinopse

Por que os alunos têm dificuldade de aprender? Por que os professores estão queixosos e insatisfeitos com o trabalho que realizam? Qual a função do professor na sala de aula: professar seu suposto saber ou instigar os alunos a pensar/refletir?
Compreender as fragilidades inerentes ao processo educacional é fundamental para resolução das dificuldades inerentes ao ensino e a aprendizagem. Educar não pode ser visto apenas como um ato de transmissão de conhecimento, pois a aprendizagem não se inicia pela apreensão de conceitos, mas pelas inquietações da realidade. É fundamental que o professor consiga despertar o interesse do aluno pelo saber. Aprender não se resume a memorizar informações e devolver as mesmas no momento da prova, mas construir entendimento sobre elas. O conhecimento não é edificado apenas pela razão, uma vez que o ser humano coordena suas ações e aprende a partir de duas formas de percepção: a emocional, – que sente – e a racional – que compreende. Desse modo a aprendizagem não acontece quando professor tenta ensinar alguma coisa, mas quando ele instiga o aluno a querer aprender e, o aprender do aluno depende do “lugar” de onde o professor se enuncia.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 22/08/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/08/2017
Última alteração: 22/08/2017

Autores e Biografia

Scheer, Marcus (Autor)

Sumário

Capítulo 1: Educação, ensino e aprendizagem; Capítulo 2: Movimento, emoção e memória: bases para a aprendizagem; Capítulo 3: Do realismo da experiência à abstração do conceito.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.