Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Derivativos de eletricidade e gerenciamento de risco



Economia, Setor Elétrico


Sinopse

As características fundamentais do processo de reestruturação do setor elétrico que ocorreu emnumerosos países no início dos anos 1990 foram a mudança de umambiente de monopólio baseado no custo para um ambiente de competição baseado no preço
e o desmembramento das empresas de energia elétrica em três segmentos separados de geração, transmissão e distribuição e alteração em suas atividades.

Atualmente, a eletricidade é transacionada nos mercados atacadistas pelos diversos participantes do mercado, como geradores, distribuidores, consumidores livres e comercializadores, a preços estabelecidos pelo equilíbrio entre a oferta e a demanda.
Consequentemente, os agentes do mercado estão expostos a riscos de preço, principalmente devido às singulares características físicas da energia elétrica. Essa exposição estimulou o surgimento da prática do gerenciamento de risco.

As lições aprendidas dos mercados financeiros sugerem que os derivativos financeiros, quando bem entendidos e adequadamente utilizados, são benéficos para a repartição e o controle dos riscos indesejáveis, por meio de estratégias de hedging bem
estruturadas.

Examinaremos os diferentes tipos de instrumentos de hedge de eletricidade e a metodologia de utilização e de apreçamento de tais instrumentos.

Metadado adicionado por Synergia Editora em 05/10/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/10/2017
Última alteração: 05/10/2017

Autores e Biografia

Mayo, Roberto (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.