Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Quo vadis, Europa?



Direito, Direito Constitucional, Economia


Sinopse

Nesta obra, extremamente pertinente para o momento econômico atual do Brasil, o autor apresenta um panorama da situação financeira atual na Europa, após um acurado e preciso levantamento dos tratados e acordos que levaram o velho continente à atual situação de endividamento.
O autor chama a atenção para a discrepância entre o endividamento e negociatas financeiras dos Estados em detrimento das condições e conquistas dos trabalhadores. Através de um levantamento histórico desde as origens feudais dessa postura estatal até a formação das uniões europeias, instaura-se um debate acerca de como se constitui a riqueza de algumas nações e a exploração de outras.
Nem mesmo as supostas hegemonias fogem à análise e a crítica do autor: a construção arbitrária da “Europa”, a consolidação do poder alemão sobre o continente e as contradições entre progresso continental e melhoria das condições de vida em níveis nacionais e individuais.
Apesar de tratar do atual estado de endividamento europeu, a obra contribui para a reflexão sobre a dinâmica financeira de Estados de todo o globo. Como salienta, no prefácio, o Professor Fernando Facury Scaff: “Avelãs fala a partir de sua aldeia, mas ela é tão grande quanto outra terra qualquer. Tão grande como o mundo”.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 28/03/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/03/2017
Última alteração: 24/08/2018

Autores e Biografia

Nunes, António José Avelãs (Autor), Valim, Camila Almeida Janela (Editor), Carvalho, Gustavo Marinho de (Editor), Deharo, Denise (Diagramador), Valim, Mariela Santos (Capista), Ressurreição, Carolina (Revisor)

Áreas do selo: Humanidades

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.