Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Descendo a rua da Bahia
A correspondência entre Pedro Nava e Carlos Drummond de Andrade



Literatura brasileira


Sinopse

Cartas, cartões, poemas, pequenos bilhetes que acompanhavam o envio de livros e recortes de jornal, fazem emergir um retrato descontraído de dois dos mais brilhantes escritores modernistas brasileiros: o memorialista Pedro Nava e o poeta Carlos Drummond de Andrade.
Testemunho de uma fiel amizade que nasceu nos anos 1920 e que atravessou seis décadas, esta viagem epistolar se inicia quando Nava, o médico recém-formado, escrevia de Belo Horizonte ao amigo Carlos, o ainda iniciante poeta modernista, na época morador de Itabira. Em edição anotada pelas organizadoras Eliane Vasconcellos e Matildes Demetrio dos
Santos, a correspondência é contextualizada por notas históricas e enriquecida por fotos inéditas e manuscritos, além de crônicas, discursos e poemas que revelam uma amizade alimentada por admiração mútua, afinidades literárias e pela solidez do afeto nascido na juventude. Com posfácio de Humberto Werneck, as mensagens cotidianas da vida se encontram iluminadas sob o foco do modernismo mineiro, permeadas de notícias da intelectualidade literária nos tempos áureos da rua da Bahia, que fez do centro de Belo Horizonte um dos pontos cardeais da história da literatura brasileira.

Metadado adicionado por IVO CAMARGO - Soluções Comerciais No Mercado Editorial em 04/08/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/08/2017
Última alteração: 21/11/2017

Autores e Biografia

Vasconcellos, Eliane (Organizador), Santos, Matildes Demetrio dos (Organizador), Werneck, Humberto (Posfácio)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literáriaTurismo

Bazar do Tempo é uma casa editorial dedicada a livros e projetos ligados às áreas de fotografia, arquitetura, música, poesia, história, ensaio, literatura infantojuvenil e memória cultural. Criada em 2015 e dirigida por Ana Cecilia Impellizieri Martins, ex-sócia e diretora editorial da Casa da Palavra e Edições de Janeiro, a editora converge em suas parcerias profissionais que compartilham o desejo de produzir livros e projetos de relevância cultural e social. Com isso, a Bazar do Tempo afirma seu objetivo de valorizar o patrimônio artístico e a memória cultural do Brasil e conectar o país com outras culturas, nos campos das letras e das imagens. Além de livros impressos, a Bazar do Tempo também está dedicada a projetos especiais de fôlego, incluindo sites, livros em plataforma digitais, exposições, projetos de incentivo à leitura e produções audiovisuais. Com dedicação e confiança, a Bazar do Tempo espera que seu catálogo possa atravessar os tempos, como valioso legado cultural.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.