Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A pintura encarnada
seguido de A obra-prima desconhecida, de Honoré de Balzac



Pintura, semiótica, arte, aspectos filosóficos, Georges Didi-Huberman, Honoré de Balzac


Sinopse

A pintura Encarnada é texto inaugural na obra de Georges Didi- Huberman. Desde então, firmou-se como um teórico particularmente interessado em "interrogar o tom de certeza que impera tão frequentemente na bela disciplina da historia da arte". Neste estudo, ele recupera um texto literário como matriz historiográfica de ancestrais questionamentos sobre a arte. Contudo, a literatura não é aqui mero depositário das tópicas, consequente chave interpretativa para os sintagmas da pintura. Mais que simplesmente metaforizar uma leitura que se pretende arborescente, ela ajuda a pôr em pauta uma constelação de sentidos (do sema, da aisthesis, do pathos), para além dos modelos teóricos hegemônicos, que desconsideram as circulações entre elementos visuais contraditórios.

Metadado adicionado por Editora Escuta em 16/11/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/11/2017
Última alteração: 02/03/2018

Autores e Biografia

Didi-Huberman, Georges (Autor), Balzac, Honoré de (Coordenador), Fontes Filho, Osvaldo (Tradutor), Costa, Leila de Aguiar (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesSaúde, esporte e lazerTécnicos

A Editora Escuta foi fundada em 1986 com o objetivo de apresentar ao público brasileiro os textos mais importantes em psicanálise, tanto de renomados autores estrangeiros quanto nacionais. Assim seu catálogo reúne, entre outros de igual relevância, Piera Aulagnier, Pierre Fédida, Christopher Bollas, Renato Mezan, Contardo Calligaris, Maurice Blanchot, Claude Le Guen, Charles Melman, Joel Birman, Paulina S. Rocha, Jurandir Freire Costa, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Luis Claudio Figueiredo, Zeferino Rocha, Donald Meltzer, Maria Cristina Kupfer, Manoel Tosta Berlinck, Radmila Zygouris, Arthur Tatossian... Durante as décadas de 1980 e 1990, juntamente com a Livraria Pulsional, sua co-irmã, promoveu a vinda ao Brasil de Pierre Fédida, Christopher Bollas, Radmila Zygouris, Piera Aulagnier para conferências, seminários clínicos e seminários teóricos. Atualmente, além de sua solidez na área psicanalítica, investe também em textos primorosos em filosofia, psicopatologia, fenomenologia, psiquiatria e outras áreas do saber humano.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.