Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Sociologia jurídica



Sociologia do Direito


Sinopse

O livro divide-se em quatro partes: a primeira, busca estabelecer uma distinção necessária entre Sociologia do Direito e Sociologia Jurídica, apresentando aquela como uma sociologia especial manejada pelos sociólogos, e abordando seu domínio e objeto, que é a Sociologia aplicada ao Direito; e esta última, como “estudo sociológico” do Direito, feita por juristas.
A segunda parte do livro trata de uma matéria que reputamos das mais importantes, na atualidade, para os estudos de Sociologia Jurídica: a solidariedade. do conjunto de nossos estudos, podemos dizer que temos forte tendência solidarista, pois em tempo de crise do Estado, não dá mais para a Sociedade Civil continuar com o discurso que a embalou durante os últimos séculos, no sentido de tudo se esperar do Estado.
A terceira parte da presente obra trata de capítulo obrigatório de estudos de Sociologia Jurídica, atualmente, que é o Acesso á Justiça, não só como acesso ao Judiciário, mas, também, como acesso aos direitos.
A quarta e última parte, partindo da questão do método em Sociologia Jurídica, engloba temas que reputamos em sinergia com a disciplina, a saber: a cultura de respeito á lei: violação da lei e da ordem social; os novos sujeitos de direito na contemporaneidade: os sujeitos coletivos; ideologia e direito; tolerância, intolerância e direito; globalização, multiculturalismo e Direito.

Metadado adicionado por Editora Renovar em 09/08/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/08/2018
Última alteração: 09/08/2018

Autores e Biografia

Bezerra, Paulo César Santos (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.