Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Monstros, índios e canibais
ensaios de crítica literária e cultural



literatura brasileira, crítica literária, estudos culturais


Sinopse

Em sua trajetória histórica em busca de identidade e legitimação, toda cultura produz artifícios e artefatos narrativos para contar para si mesma certas histórias a serem aceitas e lembradas e outras a serem rejeitadas e esquecidas. São narrativas que tentam sempre, mas frequentemente de forma precária, ocultar a violência característica do ato de separar o bem formado, o branco e o civilizado, que devem ficar do lado de dentro, do deformado, do escuro e do primitivo, que devem ficar do lado de fora. Ou vice-versa. São, em todos os casos, histórias mal contadas porque contaminadas pela angústia que, normalmente, aparece como subproduto da tentativa mal-sucedida de ocultar a violência. O objetivo dos textos aqui apresentados é tentar surpreender e examinar, em alguns textos clássicos das culturas brasileira e anglo-americana, momentos narrativos em que a história, por ser mal contada em sua angústia, acaba por dizer mais do que sabe e revelar-se em suas contradições.

Metadado adicionado por Insular em 26/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/01/2018
Última alteração: 26/01/2018

Autores e Biografia

Bellei, Sérgio Luiz Prado (Autor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoTécnicosTeoria e crítica literária

A Editora Insular vem desde 1994 atendendo com qualidade e personalidade: leitores, livrarias e escritores, oferecendo serviços de edição, venda e distribuição de literatura em geral.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.