Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Escritos sobre A nova arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1571-1635)
textos escolhidos



Ratke, pedagogia, ensino


Sinopse

“Corifeu dos didáticos” foi o título que Comênio deu a Wolfgang Ratke. O pedagogo alemão professou o luteranismo com ardor e convicção. Viveu em meio à Guerra dos Trinta Anos. Conversou com Bacon em Londres, antes das publicações do empirista inglês, tendo com ele em comum o método intuitivo e os aforismos. Permaneceu durante nove anos em Amsterdã, onde lecionou e estudou. Foi convidado pelo rei Adolfo e por Oxentierna a introduzir o método na Suécia, mas sua morte interrompeu o projeto. Ratke tinha profundos conhecimentos do latim, grego, hebreu, caldeu, árabe, holandês, espanhol, italiano e francês. Utilizando a língua materna, sua arte de ensinar partia da observação e das experiências. Instituiu um método educativo concreto e simples, a partir do Allunterweisung (o ensino de tudo), dividido em partes organizadas para a prática pedagógica. “Nenhuma criança sem escola” e “aprender é fácil” foram seus dois lemas.

Metadado adicionado por Autores Associados em 23/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/01/2018
Última alteração: 23/01/2018

Autores e Biografia

Ratke, Wolfgang (Autor), Hoff, Sandino (Coordenador), Bombardi, Érica (Editor), Hoff, Sandino (Tradutor), Hoff, Sandino (Apresentação), Bombardi, Érica (Capista), Marques, Aline (Revisor), Nascimento, Rodrigo (Revisor)

Sumário

Apresentação
Capítulo 1: Memorial
Capítulo 2: método geral da didática ou da arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1613-1614)
Capítulo 3: Artigos nos quais se baseia especificamente a arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1616)
Capítulo 4: Alguns pontos nos quais se baseia solidamente a didática ou a arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1618)
Capítulo 5: Regulamentação do horário escolar para a nova arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1619)
Capítulo 6: O método da arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1620-1622)
Capítulo 7: Breve contato com a grande utilidade da arte de ensinar (1622-1633)
Capítulo 8: Tonel de Ratke feito rolar, cortesmente, até todos os soberanos e todas as autoridades danação alemã (1626)
Capítulo 9: A constituição geral das escolas cristãs, que deve ser confirmada e mantida na verdadeira harmonia da fé, da natureza e das línguas, a partir da sagrada escritura divina, da natureza e das línguas, para a arte de ensinar de Ratke (1626-1630)
Capítulo 10: Registro de todos os ensinamentos tirados da escritura santa, da natureza e das línguas, em harmonia verdadeira com a fé, a natureza e as línguas (1626-1630)
Capítulo 11: A arte de ensinar das escolas cristãs organizada na harmonia da verdadeira fé, da natureza e das línguas, confirmada e mantida a partir da natureza e das línguas
Capítulo 12: Tratado das funções do soberano conforme a escola cristã, que deve ser organizada, confirmada e mantida a partir da escritura santa, da natureza e das línguas, na harmonia verdadeira da fé, natureza e das línguas para a arte de ensinar de Ratke (1631)
Capítulo 13: Tratado sobre a administração escolar (scholastica – schuldieneramtslehre) (1631-1632)
Capítulo 14: manuscritos da ratichiana gothana. manuais escolares, manual de geografia (Specimencompendii Geographiae – em alemão)
Capítulo 15: A arte da gramática



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.