Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

eBook

O trabalho didático na escola moderna
formas históricas



História, período colonial, escolas públicas


Sinopse

Nas comunidades primitivas, as crianças e os jovens aprendiam todas as atividades (coleta, caça, pesca, plantio etc.) ao seguir um adulto, que lhe serviria de modelo. Na Antiguidade, essa relação dava-se entre o mestre e seu discípulo — modelo educacional, que, inclusive, perdurou por muito tempo. As retomadas dos acontecimentos do passado são, portanto, essenciais para os professores da atualidade desenvolverem e saberem criticar sua(s) didática(s) em sala de aula. É por isso que Gilberto Luiz Alves escreveu o livro, lançado pela Editora Autores Associados, O trabalho didático na escola moderna.

A obra apresenta o passado do trabalho didático de modo aprofundado. Analisa os estudos dos gregos e romanos e seus respectivos interesses de estudo (os heróis e valores fundamentais da cultura grega e latina, expressas nas tão estudadas Ilíada, Odisséia e Eneida), a escolástica da época medieval, inclusive ilustrada pelos diálogos filosóficos de Santo Agostinho e Adeodato e das instigantes conversas entre Pepino, filho de Carlos Magno, e seu mestre Alcino (A: O que é que é e não é? / P: O nada / A: E como pode ser e não ser? / P: É enquanto palavra; não é enquanto realidade), o modelo escolar de Abelardo e do período renascentista em geral até chegar no que mais dá origem à nossa escola moderna: um ensino não mais voltado para uma única pessoa, mas para o coletivo.

Metadado adicionado por Autores Associados em 19/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 19/01/2018
Última alteração: 19/01/2018

Autores e Biografia

Alves, Gilberto Luiz (Autor), Bombardi, Érica (Editor), Souza, Ana Aparecida Arguelho (Revisor), Carvalho, Fernando Ramos (Revisor), Nascimento, Rodrigo (Revisor)

Sumário

Prefácio
Introdução
1. As formas individual e coletiva da organização artesanal do trabalho didático
2. O ensino jesuítico, a organização do trabalho didático e a manufatura nascente
3. Comenius: chave teórica da escola moderna e da organização manufatureira do trabalho didático
4. Os condicionamentos políticos da seleção dos conteúdos didáticos: as operações ideológicas do Humanismo, da Reforma, da Contra-reforma e do Iluminismo
5. O ensino mútuo e a organização do trabalho didático
Considerações finais
Bibliografia



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.