Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A leitura e seu público no mundo contemporâneo
Ensaios sobre história cultural



História, Historiografia


Sinopse

Este livro aborda a leitura e seu público de meados do século XVIII ao início do XX e testemunha o desenvolvimento da história cultural nos últimos dez anos. Focando na expansão da cultura do material impresso na Europa após 1760, acompanha os meandros, as reviravoltas e as evoluções que assinalaram a passagem de uma atividade reservada a poucos, às elites por nascimento ou por riqueza, para um lazer compartilhado por um número bem mais vasto de leitores. Nesse lento surgimento de uma cultura de massa, por volta de 1880 na Grã-Bretanha e na França, um pouco ou muito mais tarde nos países vizinhos, se abrigam muitas das transformações do mundo em que vivemos. A revolução escolar e a industrial tiveram seu papel nessa modificação da sociedade, assim como o aparecimento das mídias modernas. O jornal, o romance-folhetim, o manual escolar, o dicionário, o livro de divulgação de conhecimentos, tudo isso serviu para fazer com que cada vez mais pessoas lessem, resultando nesta cultura de massa tão comentada atualmente. Provavelmente originária da Europa, e não dos Estados Unidos, antes da Primeira Guerra Mundial, mais do que após a Segunda, ela dizia respeito à massa de leitores de literatura em série – policial ou sentimental – antes mesmo do aparcimento da televisão ou do desenvolvimento do cinema de grande público.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 26/09/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/09/2016
Última alteração: 23/02/2017

Autores e Biografia

Mollier, Jean-Yves (Autor), Nazarian, Elisa (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.