Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Explosão
romance da etnologia



Ficção, homossexualidade, religiões afrobrasileiras


Sinopse

Autoficcional, experimental e metaliterário, Explosão é um romance insólito nascido das viagens de Hubert Fichte ao Brasil. Autor de interesses diversificados, Fichte concentra-se sobretudo nas perscrutações acerca das culturas africanas e afrodiaspóricas, chegando às terras brasileiras para pesquisar, por meio de uma etnografia subjetiva, religiões sincréticas afrobrasileiras. Sendo ele mesmo homossexual, vive, observa e relata também o universo gay, ainda muito marginalizado nos anos 1970 e 1980.
Jäcki e Irma, os protagonistas, constituem projeções autoficcionais do próprio Fichte e de sua companheira, a fotógrafa Leonore Mau. Os dois descobrem, a partir do ponto de vista da vivência subjetiva, a riqueza das religiões afrobrasileiras, travam conhecimento com pais e mães de santo, mergulham na cosmologia do candomblé e da umbanda, e participam de rituais diversos. Em meio a isso, Jäcki narra suas vivências e encontros sexuais com homens, suas perambulações por zonas de prostituição homossexual e perseguições policiais e violências de toda a sorte cometidas contra gays e travestis no Brasil da ditadura militar e da redemocratização.
Traduzida aqui pela primeira vez ao português por Marcelo Backes, é um compêndio incômodo, visceral e lírico. Um retrato lúcido, original e fascinante de um escritor narrador de si mesmo em busca da experimentação narrativa do vivido.

Metadado adicionado por editora hedra em 05/10/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/10/2017
Última alteração: 05/10/2017

Autores e Biografia

Fichte, Hubert (Autor), Backes, Marcelo (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.