Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Indígenas e criollos
política, guerra e traição nas lutas no Sul da Argentina (1852-1885)



Índios na América do Sul, Argentina, Guerras, História, crioulos, grupo étnico, lutas, século 19


Sinopse

Nas Américas, em diversos momentos e lugares, indígenas guerreiros, temidos e ferrenhos opositores à perda de territórios e poder, foram considerados bárbaros e, por essa causa, combatidos e exterminados. Esta foi uma prática generalizada que ocorreu, também, por exemplo, na chamada Conquista do Oeste, nos Estados Unidos e na Guerra aos Botocudos do vale do rio Doce, autorizada por D. João VI, em 1808. Esta excelente pesquisa do historiador Gabriel Passetti, agora transformada em livro, se debruça sobre o destino dos indígenas na Argentina no século XIX.
O livro começa com a adesão do coronel e cacique branco Manuel Baigorria, juntamente com os Ranquel, seus aliados indígenas, às tropas de Urquiza, em 1852, e termina com a rendição do último cacique livre, Saygueque, em 1° de janeiro de 1885. Assim, Gabriel Passetti mostra como a política de Estado de guerra contra os chamados bárbaros produziu um desfecho trágico, dizimando populações indígenas inteiras.
Este livro recupera essas histórias de guerras e extermínios, de habilidades para lidar com as novidades e situações por parte dos indígenas do sul da Argentina. Isto está registrado em um conjunto de documentos manuscritos que configuram estes movimentos de resistências e alianças, composto de cartas indígenas a militares, políticos e religiosos.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 22/05/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/05/2018
Última alteração: 29/05/2018

Autores e Biografia

Passetti, Gabriel (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.