Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Americanismo(s) no Uruguai
os olhares entrecruzados dos intelectuais sobre a América Latina e os Estados Unidos (1917-1969)



Uruguai, História, Estados Unidos, América Latina


Sinopse

O livro de Mateus Fávaro Reis, "Americanismo(s) no Uruguai: os olhares entrecruzados dos intelectuais sobre a América Latina e os Estados Unidos (1917 – 1969)", constitui uma valiosa contribuição para os estudos da história política e cultural do Uruguai no século XX.
Escrito em linguagem clara e fluente, o trabalho enfoca a trajetória dos intelectuais Emilio Frugoni, José G. Antuña e Carlos Quijano, este último ligado à prestigiada revista uruguaia Marcha. Os três debateram questões culturais e políticas prementes de sua época. Recuperaram os ecos do chamado “arielismo”, semeado por José Enrique Rodó no alvorecer do século, para fomentar reflexões indentitárias que trasbordavam as fronteiras do nacional e abarcavam o latino ou o pan-americanismo.
Mateus Fávaro Reis aborda o ambiente intelectual que singulariza as diferentes gerações de colaboradores de Marcha, não pela ótica de uma história “desencarnada” das ideias, mas atento à dinâmica das redes de sociabilidade, do mercado editorial e dos movimentos políticos que animavam e tencionavam o Uruguai moderno e democrático daqueles anos. Trata-se assim de um instigante percurso por tramas históricas ainda pouco conhecidas no Brasil, apesar das muitas conexões que desde tempos antigos nos aproximam do vizinho platino.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 10/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/04/2018
Última alteração: 29/05/2018

Autores e Biografia

Reis, Mateus Fávaro (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.