Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Naturalismo e biologização das cidades na constituição da ideia de meio ambiente urbano



Urbanismo, Planejamento urbano, Meio Ambiente


Sinopse

A ideia de ambiente urbano é um tema ainda pouquíssimo explorado em sua densidade, embora bastante corrente em diversas áreas do conhecimento. Marcos Virgílio da Silva é um jovem autor e professo de arquitetura que tem trazido diferentes olhares para uma reflexão sobre a cidade e a sua história. A questão ambiental teve antecedentes com o livro Primavera silenciosa, de Rachel Carson, publicado em 1962, e tem como momento fundador a Conferência de Estocolmo, que tomou lugar em junho de 1972, um marco já distante e um pouco apagado pelos desdobramentos institucionais que daí vieram.
Em seu livro, Marcos Virgílio procura iluminar em uma duração mais ampla vários aspectos da intrincada história entre meio ambiente e arquitetura. Sua análise correlaciona a aproximação do urbanismo com a biologia e com o ambientalismo, um campo de crítica cultural e ideológica bastante complexo, cuja riqueza se poderá perceber pela leitura deste livro. Este, portanto, é um trabalho de fôlego que não só atravessa criticamente os principais momentos da relação entre urbanismo e meio ambiente, como traz outros problemas já esquecidos, relacionando-os na perspectiva de uma crítica social contundente.
Essa aproximação entre áreas tão diversas não é apenas uma tentativa de dar conta de um mundo sem precedentes, ultraconectado, que começa a surgir com a chamada Revolução Industrial e a sociedade urbana.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 26/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/07/2018
Última alteração: 26/07/2018

Autores e Biografia

Silva, Marcos Virgílio da (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.