Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Caminho da piedade, caminhos de devoção
as irmandades de pretos no Vale do Paraíba paulista - Século XIX



Escravidão, Igreja católica, História


Sinopse

Caminho da Piedade, caminhos de devoção, vem preencher uma lacuna há muito percebida, a do entendimento da presença das confrarias de homens pretos nos universos escravistas predominantemente rurais. No caso, o mundo da escravidão no vale do Paraíba paulista dos séculos XVIII e XIX.
Uma sociedade das mais florescentes de seu tempo, caracterizada, segundo alguns autores, como fase madura da exploração do trabalho escravo e que teve como esteio o aporte significativo e constante de cativos vindos diretamente da África pelo tráfico intercontinental e depois de várias partes do Brasil. O estudo destas irmandades, emoldurado pelas circunstâncias históricas próprias às sociedades oitocentistas vale-paraibanas, foi um grande desafio.
Além disso, colocou no horizonte da tese investigar o papel dessas associações no jogo das complexas relações de dominação e de resistência – em que a violência e a exploração do trabalho se emparelhavam com roças de cultivo dos escravos, um trânsito frequente dos mesmos em direção aos centros urbanos e relações de vizinhança entre parceiros de diferentes senhores, tudo isso cadenciado pelas leis abolicionistas que se fizeram sentir no avançar do século XIX.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 04/06/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/06/2018
Última alteração: 04/06/2018

Autores e Biografia

Ribeiro, Fábia Barbosa (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.