Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A invenção dos discos voadores
Guerra Fria, imprensa e ciência no Brasil (1947-1958)



Imprensa, Brasil, Discos voadores, História cultural, política, Guerra Fria


Sinopse

Discos voadores e extraterrestres atraem a curiosidade da mídia e o desprezo da academia. Na mesma medida em que alimenta a literatura de ficção e a intensa produção cinematográfica, o assunto foi ostracizado como uma cultura popular mantida por ignorantes.
24 de junho de 1947.
Por esta razão é tão bem-vindo este livro. Ao reconciliar o tema à pesquisa acadêmica séria e, diligente. Fruto de uma dissertação de mestrado, a obra aborda, de forma leve, um tema carregado de preconceitos a partir do olhar do historiador.
Relatos de discos voadores no Brasil, entre 1947 e 1958, são analisados por meio de fontes históricas da grande imprensa. Nesse período ainda estava sendo gestada a associação entre discos voadores e visitantes interplanetários, esses anos assistiram à consolidação da ideia de que a Terra estava sendo visitada por extraterrestres.
O que o trabalho destaca é a ansiedade global em relação às armas nucleares da superpotências da Guerra Fria, a confiança nas maravilhas da ciência e a percepção de um universo a ser desvendado. Medos e maravilhas que ainda nos acompanham.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 26/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/07/2018
Última alteração: 26/07/2018

Autores e Biografia

Santos, Rodolpho Gauthier Cardoso dos (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.