Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Excomunhão e economia da salvação
queixas, querelas e denúncias no tribunal eclesiástico de Minas Gerais no século XVIII



Igreja católica, Minas Gerais, História, Século XVIII, Direito Eclesiástico, Tribunais eclesiásticos, Brasil


Sinopse

A constituição do “Império cristão” dependia de mecanismos repressivos e de agentes capacitados, virtuosos e cônscios das suas obrigações pastorais e disciplinadoras. Sensível a tais condições, o presente livro oferece ao leitor uma análise acurada da justiça eclesiástica, compreendendo-a como uma das principais promotoras de uma “sociedade confessional” em Minas Gerais, na segunda metade do século XVIII.
A partir da investigação de uma impressionante gama documental Patrícia Ferreira dos Santos Silveira desvelada as mais intricadas relações da justiça eclesiástica e seus agentes com a sociedade e com os mecanismos e representantes seculares de controle e poder.
Assim, para além de uma análise estritamente formal do juízo eclesiástico, este estudo oportuniza conhecer a fundo as diversas dimensões da justiça eclesiástica na sua atuação efetiva e na busca virtuosa, mas nem sempre exitosa, de conferir a cada qual o que era de direito.
Entre a virtude e o vício, entre o perdão e vingança, no espaço aberto para a resolução dos conflitos, a justiça eclesiástica conduziria o rebanho de habitantes das Gerais pelo “caminho, a verdade e a vida”.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 19/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 19/07/2018
Última alteração: 19/07/2018

Autores e Biografia

Silveira, Patrícia Ferreira dos Santos (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.