Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Da produção de segurança



Ciências Socias, Ciências Políticas, Direito


Sinopse

A introdução a este formidável trabalho foi feita por Murray Rothbard, que classifica o francês Gustave de Molinari (1819 - 1912) como o grande inovador da teoria da oferta de serviços de segurança pelo mercado. Com efeito, ele pode ser considerado o primeiro proponente do chamado anarco-capitalismo.
Molinari foi profundamente influenciado pela tradição liberal-clássica de Bastiat e sua visão de mundo; consequentemente, ele se tornou um devoto defensor da propriedade privada e do livre mercado. No entanto, Molinari foi ainda mais longe e expandiu a lógica dos argumentos às suas últimas consequências, concluindo que o mercado também era melhor para prover aquele serviço que o estado alegava ser seu monopólio: a segurança.
Desta maneira, sua contribuição ímpar foi a de nos distanciar da falsa suposição de Hobbes de que, por alguma razão, o estado seria necessário para evitar que a sociedade se degenerasse no caos. Ao contrário, argumenta Molinari, a sociedade voluntária é a fonte da ordem, a qual se origina na própria liberdade. Não há nenhuma contradição, ou mesmo tensão, entre a liberdade e a segurança. Se a livre iniciativa funciona bem em um setor, ela também pode funcionar bem em outros setores.
Molinari era de fato um radical, mas no sentido de ter prenunciado como seria a evolução do pensamento libertário.

Metadado adicionado por LVM Editora em 27/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/07/2018
Última alteração: 27/07/2018

Autores e Biografia

Molinari, Gustave de (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.