Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A aventura da filosofia francesa no século XX



Filosofia


Sinopse

Nas últimas décadas, Alain Badiou firmou-se como um dos pensadores mais decisivos de nossa época. Sistemático, ele é um dos raros filósofos contemporâneos que ousaram apresentar um sistema filosófico completo e abrangente. Seu sistema é fundado em torno da categoria de acontecimento e sua ontologia é formalizada matematicamente. Heterodoxo, ele recupera palavras que a contemporaneidade preferiu abandonar, como verdade, universalidade, sujeito, amor, fidelidade, promovendo uma batalha incessante contra o relativismo pós-moderno, que ele diagnostica como o mal do século, sem, no entanto, cair nas armadilhas da metafísica. Combativo, não se furta a enfrentar questões conjunturais, de circunstância, a princípio estranhas ao campo filosófico, como a Guerra do Iraque ou o governo Sarkozy. Neste livro, no entanto, não se trata nem do autor sistemático, criador de conceitos, nem do analista de conjuntura, debatendo o presente e seus desafios. Trata-se de um Badiou-leitor, que se debruça sobre o pensamento de autores como Sartre e Deleuze, Kojève e Rancière, Ricœur e Lyotard, Canguilhem e Nancy, entre outras referências maiores da filosofia francesa contemporânea. A presente edição traz ainda dois textos inéditos sobre Lacan e Derrida que completam, ou melhor, que descompletam a série de autores que participaram desta aventura.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 21/09/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/09/2016
Última alteração: 23/02/2017

Autores e Biografia

Badiou, Alain (Autor), Iannini, Gilson (Tradutor), Teixeira, Antônio (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.