Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Radicalizar a democracia



Política, Direitos humanos, Cidades, Gestão pública


Sinopse

Muitas pessoas lutaram pelo sistema democrático, até mesmo colocando suas vidas em risco. Vencida a ditadura, aos poucos ampliam-se os espaços conquistados: novas formas de participação e decisão, correção de distorções históricas, legislações inclusivas são algumas das conquistas.
Ao mesmo tempo em que se consolida a democracia, faz-se necessário enfrentar práticas autoritárias e preconceituosas, que persistem no meio social e nas instituições, é preciso atacar com coragem o patrimonialismo e a corrupção que tratam a coisa pública como algo privado. Ir além da democracia formal requer um trabalho árduo e contínuo. É no respeito à opinião livre e no diálogo franco que pode nascer a verdadeira democracia. E ela não se limita aos processos de escolha de representantes ou mesmo de propostas, mas deve estar na base das relações cotidianas, no conjunto de nossas relações. Como escreve Jairo Jorge, “é preciso transformar o sentimento de indignação em ação transformadora da esfera pública, construindo um novo fazer político, fruto da energia criadora de milhares de cidadãos, fundado em princípios inalienáveis como a honestidade, a humildade, a transparência, a sinceridade radical e o compartilhamento efetivo do poder, transferindo para a cidadania as decisões estratégicas sobre os rumos do Estado”. Essa é a reflexão a que se propõe esta obra.

Metadado adicionado por Tomo Editorial em 12/12/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/12/2017
Última alteração: 11/07/2018

Autores e Biografia

Jorge, Jairo (Autor)

Sumário

Prefácio 9
1. Democracia 13
Radicalizar a democracia 15
Política e Esperança 35
Comunicar em Rede 37
2. Política 43
Lições da crise 45
Renovação ou repetição? 47
As PPPs e o futuro 49
Socialismo XXI 51
3. Gestão 54
Gestão Focada no Cidadão 55
Para Canoas melhorar, tem que mudar 61
Paradigma do Diálogo 67
A mudança tem que continuar 76
4. Periferia 83
A periferia é o centro 85
Rodovia e Progresso 90
O desafio da mobilidade 92
5. Conhecimento 94
Apagão educacional 95
Maioria silenciosa 97
Poetas da esperança 99
Paraíso, alimento e machado 101



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

A Tomo Editorial tem suas linhas voltadas para a área de humanas, com ênfase em obras direcionadas para o terceiro setor, filosofia, sociologia, antropologia e educação. A editora surgiu em 1995, quando lançou o Rua da Praia Jornal, periódico que, na categoria de jornal de bairro, discutia a cidade apresentando perspectivas que a grande mídia pouco abordava. A Tomo iniciou seu trabalho na área de livros, editando, para a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de seu centenário, o livro que conta a sua história. A ele, se seguiu o livro comemorativo do centenário da Faculdade de Medicina, o primeiro livro do Margs - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, dentre outros de arte e fotografia. Dedicada à infância, mas não só a ela, a Coleção Filosofinhos tem sido um sucesso pelo encantamento que provoca a cada novo volume. Para viabilizar os projetos de publicação, a Tomo Editorial investe em parcerias com entidades e outras editoras, com linhas afins. Em razão do seu engajamento com causas contemporâneas, traduz importantes livros relacionados às utopias do presente e se coloca claramente em favor das causas emancipatórias.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.