Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Diálogos entre poetas
Elio Vittorini e João Cabral de Melo Neto



Acadêmico, Literatura Brasileira


Sinopse

Carlos Alberto de Souza é professor Associado II, da área de língua e literatura italianas, do Departamento de Letras Estrangeiras, da Universidade Federal do Ceará, desde 1977. Graduado em Letras pela UFC, em 1976, cursou, nessa mesma Instituição, tanto o Mestrado em Literatura Brasileira, com a dissertação em literatura comparada, intitulada “Afinidades e diferenças entre Elio Vittorini, em Conversa na Sicília, e João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina”, em 2005, quanto o Doutorado em Linguística, com a tese em lexicologia, intitulada “A linguagem regional-popular na obra romanesca de Rachel de Queiroz”, em 2013.

O autor tem tido uma produção acadêmica diversificada, da qual ilustram “Analisi Riassuntiva del Libro I ventitre giorni dela città di Alba” (Revista de Letras, Fortaleza, v. 112, 1984); “Uma análise psicossocial do romance Diva, de José de Alencar” (Discurso e Memória em Alencar. Fortaleza; Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Literatura Brasileira, 2004); “Atualidades, desafios e perspectivas para o Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará” (Coletânea CH 40 anos. Fortaleza: Edições UFC, Imprensa Universitária, v. I, 2011); e “Conversa na Sicília e Morte e Vida Severina” (ABPI, v. II, 2009).

Metadado adicionado por Editora Moinhos em 05/02/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/02/2018
Última alteração: 05/02/2018

Autores e Biografia

Souza, Carlos Alberto de (Autor), Ricardo, Sergio (Coordenador), Matos, Nathan (Editor), Araujo, Camila (Editor), Editorial, LiteraturaBr (Projeto gráfico), Editorial, LiteraturaBr (Diagramador), Otávio, Luis (Capista), Editorial, LiteraturaBr (Revisor)

Sumário

Introdução, 13
Leituras para uma compreensão de Elio Vittorini
e João Cabral De Melo Neto, 21
Similitudes e Diferenças entre “Conversa nNa Sicília
e “Morte e Vida Severina”, 25
A desesperança, a resignação e a impotência:
temas de “Conversa na Sicília” e “Morte e Vida Severina”, 51
A Paisagem: traços culturais característicos
do sul da Itália e do Nordeste Brasileiro, 76
Conclusão, 97
Referências Bibliográficas, 101
Créditos das Ilustrações, 105



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.