Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Imagens da Revolução Mexicana
o Museu Nacional de História do México - 1940-1982



História, México, Revolução


Sinopse

Iniciada em 1910, a Revolução Mexicana ainda é lembrada por movimentos de esquerda ao redor do mundo. No próprio México, o espírito dos zapatistas voltou a inspirar novos levantes populares, como em Chiapas na década de 1990, e em Oaxaca no ano passado. Além do caráter revolucionário, a Revolução Mexicana produziu outro aspecto, estético. Esse é o foco de "Imagens da Revolução Mexicana", de Camilo de Mello Vasconcellos. Artistas como Juan O’Gorman, Jorge González Camarena, e David Alfaro Siqueiros retrataram o movimento através de murais, eternizados nas paredes do Museu Nacional de História.
O livro de Camilo Vasconcellos vai sendo tecido cuidadosamente. Inicia-se pela discussão sobre as vicissitudes políticas que envolveram a fundação do Museu e sobre as controvérsias a respeito da escolha do Castelo de Chapultepec como edifício onde ele seria instalado. Em seguida, o autor adentra o Museu, caminha por suas salas até chegar àquelas reservadas à rememoração da Revolução.
Nestas salas, o autor entrelaça as escolhas e definições dos responsáveis pela montagem das exposições com as determinações da política oficial dos governos mexicanos e deixa claro que o museu é também um local de disputas e conflitos em torno de projetos políticos distintos.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 02/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/04/2018
Última alteração: 29/05/2018

Autores e Biografia

Vasconcellos, Camilo de Mello (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.