Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Literatura e marginalidade
um estudo sobre João Antônio e Luandino Vieira



Literatura comparada, Luuanda, Marginalidade social na literatura


Sinopse

Brasil e Angola possuem muito mais do que o idioma em comum. Ambos têm suas sociedades marcadas pela grande desigualdade social, resultado do passado colonial no qual estavam submetidos a Portugal e consolidado pelas elites que conduziram a história dos dois países.
Esse contexto histórico não deixou de influenciar a produção literária de certos autores nesses dois países. Em "Literatura e Marginalidade" Vima Lia Martin traz ao leitor o diálogo entre duas importantes obras, "Malagueta, Perus e Bacanaço", do brasileiro João Antônio, e "Luuanda", do angolano Luandino Vieira. Escritas há mais de quarenta anos, ambas apresentam uma atualidade surpreendente.
Através delas, os autores trazem para a literatura a dura realidade das camadas marginalizadas de Brasil e Angola, problematizando e denunciando – cada um a seu modo – os valores que sustentam a desigualdade social de ambos os países, desestruturando os discursos e as práticas autoritárias colocadas em prática pelas elites. Em suma, desnuda esse descompasso existente entre a norma institucionalizada e a conduta do corpo social que, de algum modo, não a reconhece como legítima.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 03/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/04/2018
Última alteração: 29/05/2018

Autores e Biografia

Martin, Vima Lia (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.