Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A atividade de enfermagem
o modelo de intermediário cultural, uma realidade incontornável



Ciência, Medicina, Enfermagem, Saúde


Sinopse

Desde há anos que se ouve dizer que a disciplina de enfermagem é complexa e requer uma formação de nível universitário. No entanto, os políticos, tal como uma grande parte da opinião pública, continuando prisioneiros das representações criadas entre os séculos XIX e XX, têm dificuldade em perceber em que consiste exatamente a profissão. Assim, é difícil imaginar o que faz e sabe um profissional de enfermagem, para lá dos clichés, das simplificações excessivas e das representações simplistas. Um modelo não se aplica: toma-se como referência! Com a mudança de paradigma efetuada pelo modelo apresentado nesta obra, passamos das teorias de cuidados clássicas a uma teoria muito mais complexa e chegamos aos não-ditos dos cuidados institucionais.
Michel Nadot propõe-se explicar aqui em que consiste o papel intercultural do profissional de enfermagem e aquilo que ele tem de essencial, apoiando-se no modelo de intercultural que construiu. Já Frédérique Busset explica como desenvolve o meio de formar os profissionais de enfermagem de acordo com este modelo, ao passo que Jacqueline Gross demonstra a importância desta nova conceção para os profissionais.

Metadado adicionado por Edições Piaget em 05/10/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/10/2017
Última alteração: 10/10/2017

Autores e Biografia

Nadot, Michel (Autor), Busset, Frédérique (Autor), Gross, Jacqueline (Autor), Nadot, Michel (Coordenador), Oliveira, Fernanda (Tradutor), Carvalho, Dorindo (Capista)

Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraSaúde, esporte e lazerTécnicos

Abraçando o desafio de conceber uma escola para um homem multidimensional - simultaneamente biológico, psíquico, social, afetivo e racional – e preocupado com a disponibilização em língua portuguesa do que de melhor se escreve na Europa, António Oliveira Cruz, o fundador do Instituto Piaget, deu início em 1988 à publicação de obras ensaísticas assinadas por grandes pensadores contemporâneos. Assim nascia a Divisão Editorial do Instituto Piaget., que a 1 de Janeiro de 2014 se tornou independente nascendo as Edições Piaget.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.