Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

TIC e desenvolvimento sustentável
condições para o êxito



Ciências Sociais, Comunicação, Tecnologia da informação


Sinopse

Será que as TIC podem ser o vetor do desenvolvimento sustentável a nível mundial? Como conseguir que o crescimento económico enverede por um novo caminho mais benéfico para o ambiente e a coesão social? Por outras palavras, como encontrar o caminho do desenvolvimento sustentável? Muitos consideram que a resposta a esta questão passa pela generalização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). No entanto, quais são os riscos e as oportunidades (diretas e indiretas) das TIC em relação às três dimensões da sustentabilidade, ou seja, a economia, a vertente social e o ambiente? A tese segundo a qual as TIC contribuiriam favoravelmente para o processo de desmaterialização, através da mudança estrutural da economia, é sustentável a médio e longo prazo. O que sabemos a respeito das TIC ecológicas ou das aplicações ecológicas das TIC? As soluções inteligentes (edifícios, redes de energia, transportes, saúde, etc.) serão sempre benéficas para o desenvolvimento sustentável? Será que as clivagens digitais dão origem a uma clivagem adicional entre o norte e o sul? Que políticas e medidas de incentivo seriam mais pertinentes para garantir o êxito da articulação entre TIC e desenvolvimento sustentável? Que estudos de casos e lições aprendidas com experiências internacionais temos à nossa disposição?

Metadado adicionado por Edições Piaget em 05/10/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/10/2017
Última alteração: 05/10/2017

Autores e Biografia

Faucheux, Sylvie (Autor), Hue, Christelle (Autor), Nicolaï, Isabelle (Autor), André, Ana (Tradutor), Carvalho, Dorindo (Capista)

Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraSaúde, esporte e lazerTécnicos

Abraçando o desafio de conceber uma escola para um homem multidimensional - simultaneamente biológico, psíquico, social, afetivo e racional – e preocupado com a disponibilização em língua portuguesa do que de melhor se escreve na Europa, António Oliveira Cruz, o fundador do Instituto Piaget, deu início em 1988 à publicação de obras ensaísticas assinadas por grandes pensadores contemporâneos. Assim nascia a Divisão Editorial do Instituto Piaget., que a 1 de Janeiro de 2014 se tornou independente nascendo as Edições Piaget.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.